quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Percepção estética de uma obra de arte

Como as pessoas percebem a arte? O que seria percepção estética? O que é arte e o que a fotografia tem a ver com tudo isso?

Arte é o campo do conhecimento que abarca toda a modalidade de expressão artística, para contemplação, para transmissão de ideais e de sentimentos. “A arte é a linguagem das sensações, que faz entrar nas palavras, nas cores, nos sons ou nas pedras” (DELEUZE e GUATTARI, 2004, p.228). A palavra deriva do latim “Ars”, correspondente do termo em grego “tekne”. Conforme esclarece Araujo (s/d, www), a arte no sentido amplo significa o meio de fazer ou produzir alguma coisa, sabendo que os termos tékne e póiesis se traduzem em criação, fabricação ou produção de algo”.

De acordo com o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (MICHAELIS, s/d), percepção significa “ato, efeito ou faculdade de perceber; recepção, pelos centros nervosos, de impressões colhidas pelos sentidos” ou ainda “faculdade de perceber pelos sentidos”. Já a palavra sensação, descreve o dicionário, é a “função ou ação dos sentidos”, ou “condição mental ou emocional produzida pela impressão de um órgão do sentido” (MICHAELIS, s/d), que levará à emoção, que é um

Complexo estado moral que envolve modificações da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão; nas emoções intensas as funções intelectuais deperecem ou se desorganizam (MICHAELIS, s/d)


Por fim, estética é “o estudo que determina o caráter do belo nas produções naturais e artísticas” (MICHAELIS, s/d).
Kant (apud VALE, 2005) esclarece que a estética “é um estado de vida de direito próprio, uma capacidade de fruição intimamente relacionada a outras capacidades cognitivas do ser humano, sem depender, necessariamente, da aquisição de conhecimento”. O conceito kantiniano de estética demonstra que “para contemplar o belo, o sujeito não se vale das determinações das capacidades cognitivas das faculdades do conhecimento”.

Publicações sobre Filosofia e Estética da Arte designam a percepção estética como "proposição do conhecimento sobre a obra de arte, de reflexão reconstrutiva da experiência” (PUCRS, 2001, p. 305), ou ainda, a “captação da forma expressiva da obra de arte” (PAVIANI, 1973, p. 58).Em outra obra, Paviani (1991, p. 47-64) dedica um capítulo inteiro sobre a percepção e a reflexão estética.

O autor coloca a arte como “pensamento ‘sobre o mundo’ e manifestação da vida” e a obra de arte permitirá duas vivências: a produção e a recepção da obra, ou seja, a percepção estética produtora e a percepção estética receptora.

Uma vez produzida a obra, o interesse maior está na percepção estética do leitor, o qual não só a lê e a sente, mas lê e sente o mundo através dela. A obra oferece ao leitor a inteligibilidade daquilo que percebe (...) A percepção estética é atividade e não simples contemplação. Implica uma racionalidade laboriosa, indagadora, pois ela não exclui a imaginação, a emoção, e os processos inconscientes. (PAVIANI, 1991, p. 47-64)



Dessa forma, podemos posicionar a percepção estética como a interação entre o sujeito e a obra de arte, para resignificar a si e ao mundo, dentro de um contexto histórico e cultural. E a fotografia, como uma modalidade artística, vale-se desse processo para interação do autor com seus leitores imagéticos.





Nenhum comentário: